sexta-feira, 1 de outubro de 2010

10th Day - Flagstaff => Williams

Boa noite, pessoal. Acabamos de chegar. Passamos o dia no Grand Canyon (ou Grande Canhao, como alguns quase brasileiros batizaram esta escultura da natureza).

O dia comecou em Flagstaff. Como ja tinhamos visitado a cidade ontem a noite, o destino foi conhecer uma loja da Harley, que se autodenomina Grand Canyon, aqui em Bellemont. Foi um inicio de manha maravilhoso, pois a estrada serpenteava entre uma floresta de pinheiros, e foi muito gostoso comecar o dia assim.

Foto 1: Comecando o dia (estrada entre os pinheiros).

Estava frio (aproximadamente 9 graus), mas a paisagem nos anestesiou e nem percebemos este pequeno incomodo. A loja da Harley deixou a desejar. O atendimento podia ser melhor, o cantinho das promocoes era pequeno - depois dos habituais pins, magnets, fotos, decidimos voltar a Flagstaff para iniciar o nosso destino ao Grand Canyon por la'.

Para pegar um dia de Grand Canyon, e' bom abastecer a moto, comprar agua, comidinhas (embora encontremos agua, refrigerante, etc, em todos os Visitors Centers e Lojas). Lembrar de carregar as baterias das cameras TODOS OS DIAS e' uma acao imprescindivel (Rejane trouxe duas baterias e quase todos os dias utiliza as duas). No nosso caso, trouxemos intercomunicador wireless, e funciona a bateria recarregavel. Importantissimo para nao ficar levando bronca da garupa, e uns beliscoes em vez de uma conversa agradavel (embora a qualidade desse comunicador seja inferior ao da Electra Glide Ultra), rsrsssss....

Foto 2: Preparando a moto para o Grand Canyon

A escolha de partir de Flagstaff foi perfeita. Pegamos a estrada I-89 em direcao ao Norte, e muito antes de chegar ao Grand Canyon ja' estavamos extasiados. Sao paisagens muito lindas, da vontade de parar a moto em cada trecho, sao montanhas, desertos, vegetacoes rasteiras... lembravam novamente cenas de filmes e seriados. Quem se lembra de Bonanza e James West ?

Foto 3: A caminho do Grand Canyon

Paramos numa tenda de produtos indigenas, vimos muitos artesanatos, conversamos com a proprietaria, e ela parecia muito feliz com o movimento da tenda dela. Rustico, mas bem organizado. Chegamos a comprar e experimentar uma carne seca de bufalo. Muito interessante, matamos a sede com agua do nosso pequeno alforge, que cabe comidinhas e uma garrafa d'agua. Esta e' uma dica para quem tem Electra, ainda nao tem a bolsinha: compre aqui a um preco muito bom, use durante a viagem, e quando voltar ao Brasil ja leve a bolsa amaciada para os passeios com o Carpe Dien. Esta' sendo muito mais util do que tinhamos imaginado.

Seguimos em direcao ao Grand Canyon National Park / South Rim (ha tambem o North Rim, mas e' muito mais distante). Antes de entrar no parque, encontramos um indicacao para o Small Colorado River. E' um canyon tambem, muito bonito, que vale a pena a parada. E' explorado pelos indios Navajos. Este canyon ja' da um avant-premiere do que vamos ver em frente. Vai trazendo a emocao num crescente...

Foto 4: Small Colorado River

Entramos no parque do Grand Canyon com um grupo de motociclistas poloneses (homens, mulheres, casais), em diversos tipos de moto: um triciclo Gold Wing, Electra, BMW, Gold Wing, eram em torno de 15 motos. Fomos nos encontrando e cumprimentando no caminho.

Foto 5: Entrando no Grand Canyon

Na primeira parada oficial, um local com estacionamento grande, Vista Point maravilhoso, tivemos uma surpresa. Voces se lembram da historia de ontem, quando comentamos que encontramos com um americano na entrada do parque Petrified Forest, e que ele nos deu um dolar ? Ontem `a noite eu estava meio chateado por que nos tinhamos trazido pequenos souvenirs do Brasil, para dar para pessoas que encontrassemos no caminho, e que tivessem um significado diferente.... E nos nao demos nada para o Thomas. Aquilo me acompanhou ontem `a noite, e ainda algumas vezes no dia de hoje. De repente, ainda no estacionamento ouvimos alguem nos chamando ! Acreditem, era o Thomas !!! E ele estava triste pois nao havia tirado nenhuma foto conosco. E nos disse que tambem ficou pensando nisso ontem `a noite, e hoje durante o dia !!! Matamos nossas vontades: demos um pin do Brasil para ele, que o deixou muito feliz, e fizemos muitas fotos juntos. Esse mundo e' mesmo incrivel, e nada, mas nada mesmo e' por acaso. MAKTUB !!!!

Foto 6: Reencontro com Thomas

Foram muitas idas e vindas dentro do parque. Sao muitos locais de paradas, locais para picnic, muitos, mas muitos turistas de todas as partes do mundo (japoneses de monte, alemaes, italianos, nem sei, perdemos a conta).
Foto 7: No Grand Canyon

Foto 8: Ainda no Grand Canyon

Ficamos ate' o final da tarde, quando o sol esta se pondo e a as cores ganham uma intensidade adicional. Foram as melhores fotos que fizemos.
Foto 9: Por do sol no Grand Canyon

No final da tarde, atraves da indicacao de um americano que conhecemos e que morou mais de 30 anos no Brasil, fomos jantar num restaurante antigo e tipico dentro do parque (Bright Angel). A inovacao ficou por conta de um maravilhoso Hamburger de Bufalo, delicioso, devidamente degustado com um chope de cor ambar, estalando de gelado. Uma coisa que este amigo tambem nos disse e' que tivessemos muito cuidado ao pegar a estrada para Williams, devido a existencia de animais que cruzam a estrada. Ele disse que ha alguns anos ele destruiu o carro com um veado, cruzando a estrada de noite. Bem, nos ja haviamos visto muito dessas placas, com um desenho de um veado, indicando este risco, mas nunca demos muita atencao. Para nos, essa indicacao era mais para "ingles ver", como as que temos no Brasil. E no Brasil, nao temos veados. Pelo menos, nao nas nossas estradas em Sao Paulo.

Saimos do restaurante no breu, ja eram perto das 20:00h. A estrada estava tranquila, ceu estrelado, os farois da moto iluminando a uma excelente distancia. Vimos as placas indicando os veados, mas nao demos muito credito, embora eu estivesse atento a qualquer movimento vindo do mato. De repente, la na frente vimos as luzes de farois de carros parados, o carro a nossa frente comecou a frear e parar na pista (era uma pista de mao dupla, com acostamento asfaltado. No meio da pista, vimos um carro todo amassado, que havia acabado de atropelar um veado imenso. Ele era muito pesado, bateu no capo e afundou o vidro da frente do carro, subiu no ar e caiu sobre o vidro traseiro, tambem quebrando o vidro e afundando o porta malas. O casal estava saindo do carro, ainda muito assustado, e o bicho estava caido, ainda se contorcendo. Pessoal, foi uma VISAO ATERRADORA !!! Se fossemos nos, nem sei o que falar, o bicho tinha quase o tamanho de um cavalo. Veja a foto mostrando como era o bicho, e o tamanho dele. A Rejane ainda fotografou o animal (nos ficamos a 1 metro dele) e tirou outra foto do carro todo amassado. Outro americano ja' estava chamando por socorro no celular, e decidimos seguir viagem. APAVORADOS. Percebi que havia um carro atras de mim, e deixei ele passar. Fui logo atras dele, torcendo para que nao tivessemos nenhuma outra surpresa.

Foto 10: Veado (Bull Elk) - ...ele e' muito grande !!

Chegamos no hotel por volta das 9:00 hs, e deu a sensacao de que estamos numa fazenda. E' afastado da cidade, como se fosse um rancho. Deu para ver pouco ate agora, mas pelo cheiro, percebemos que devem ter criacao de vacas. Vamos descobrir o resto amanha cedo.

Agora, hora de agradecer a Deus a nossa viagem e por termos chegado em seguranca ao nosso destino em mais um dia  Tambem agradecer a torcida de todos voces (Sil, Cezinha, Zico, Cyro, Lilian e muitos outros que ja mandaram e-mails nos incentivando).

Foram rodados hoje 230 milhas, no total (embora a distancia entre Flagstaff e Williams seja de pouco mais de 40 milhas), ou o equivalente a 370 km.

Amanha tem mais.... ainda estamos definindo o que fazer, ha' muita, muita, muita coisa para ver !!!

Abracos,

Righi & Rejane