quinta-feira, 30 de setembro de 2010

9th Day - Gallup => Flagstaff

Hi, people !!! Depois de alguns dias a gente ja' se pega falando a lingua local...

Hoje acordamos cedo, queriamos aproveitar o dia e ver um pouco de Gallup. Mas o que tem em Gallup ? Tudo que me lembro de Gallup era de um instituto de pesquisa no Brasil !!!

Foto 1: Gallup, Route 66

Gallup e' uma cidade, onde existem varias lojas de trading com os indios nativos da regiao, principalmente Navajos (nao tentem pronunciar como esta' escrito, os americanos nao vao entender - a pronuncia correta e' Neiveijous !!! Muito diferente !) Estas lojas funcionam como a Caixa Economica, onde os indios trazem materiais como cintos de prata, tapetes, armas, roupas, cocares, que sao penhorados. Eles usam estas lojas para conseguir dinheiro para investir em seus negocios. Entramos numa das lojas, e a proprietaria fez questao de nos mostrar em detalhes toda a loja, levando-nos a locais onde os clientes nao entram. Pessoal, e' chocante a qualidade da arte indigena, seja com pedras, prata, madeira, couro (vimos cada cela, de deixar o Zorro babando !!). E os precos sao igualmente salgados, na maior parte passados da casa dos mil dolares.

Foto 2: Loja de Trading em Gallup

Foto 3: Rejane e uma estatua de um indio na Loja em Gallup


Depois de um cafe numa cafeteria da epoca da R66, pegamos a estrada em direcao ao Parque Nacional da Floresta Petrificada. Fica a umas 70 milhas de Gallup, ainda continuando pela I-40W.

Este trecho da estrada e' maravilhoso, nao cansamos de fotografar e filmar. E' tudo muito lindo.

Entramos no Estado do Arizona, e com isso tambem veio a mudanca de horario (foi a 3a e ultima mudanca). Isso foi otimo, pois ganhamos uma hora a mais no nosso dia (isso e' importante, pois praticamente tudo, inclusive os parques, lojas, etc... abrem as 9:00 e fecham `as 17:00 hs).

Foto 4: Estrada com cenario de filme

Foto 5: Arizona - entrada no Estado

Alem da Floresta Petrificada, neste parque existe o que chamam de Painted Desert, ou deserto pintado. Apos passar pelo visitor center, sao aproximadamente 20 milhas de estrada asfaltada dentro do parque. Vistas MARAVILHOSAS, cenarios de filme, e em alguns casos foi impossivel ter sequer imaginado o que vimos. Os 5 dolares que pagamos foi muito pouco pelo tanto de coisas que vimos. Ja tinhamos lido que a visita no parque seria feita em 2 horas. Para nos, era muito, talvez 1h a 1,5h. Ficamos 3 horas dentro do Parque !!!! E' deslumbrante !!! Ha' a parte do deserto, onde voce pode ver montanhas e canyon com varias cores sedimentadas, como se fosse aquele bolo de pao pulman com varios recheios, de varios pates com cores diferentes, mas bem organizado. E depois vieram as "toras" de arvore, que foram petrificadas por terem absorvido calcio e outros minerais de coloracao diferente, que endureceram as arvores, deixando-as na forma de pedra. Se voce nao tocar, nao da para acreditar que isso existe, e que ocorreu um dia na face da terra. Muitas arvores ja foram retiradas do local (vimos em muitos outros lugares varias amostras imensas destas arvores do parque), e entendemos que a ideia do parque e' preservar o tesouro remanescente. Na verdade, eu estava esperando uma floresta, com arvores de pe' e tudo mais. Sao pedacos de troncos de arvores, caidos no chao.

Foto 6: Petrified Forest (floresta petrificada)

Foto 7: Painted Desert (deserto pintado)

Alem disso, no mesmo parque, pegamos uma trilha a pe, bem sinalizada e cimentada, que nos colocou em contato direto com as formacoes rochosas. Pessoal, foi muito Dez ! Pareciamos crianca numa casa de doces, podendo pegar o que quisesse, experimentar tudo.... e ficamos extasiados !!! Fotos de todos os lados, filmes, etc. e etc.. Voltamos `a infancia !!! Ah, as aulas de geografia da Dna Dalila !!!! Na pratica, todas as teorias que ela tentou nos passar um dia ! Este local lindo, chama-se Blue Mesa. Veja a foto abaixo, se nao e' de babar.

Foto 8: Blue Mesa

Bem, depois das 3 horas, ainda tinhamos muito para ver. Pegamos a I-40W (onde passava a antiga Route 66) e fomos para Holbrook. Era uma das cidades dormitorio / lanchonete para os viagentes da R66. Vimos muitas, lanchonetes, postos de gasolina antigos (alguns ate' desativados), mas o ponto de destaque foi o Wigwam Motel. Os chales sao todos no formato de tendas indigenas (chamadas Tepees), e para "decoracao" eles colocaram varios carros antigos, como aqueles que devem ter estacionado na epoca de ouro da R66. Fizemos muitas fotos, compramos pins e magnets.

Foto 9: Wingwam Motel

De la', como ja estavamos muito "atrasados", pulamos algumas cidades para tentar visitar o Meteor Crater. Chegamos 10 minutos depois das 5 e nao conseguimos entrar para visitar. Pela foto que vimos, na cratera cabe a cidade de Itai'. A cratera e' muito grande, e estamos pensando se acordaremos mais cedo amanha para voltar la. Parece que vale muito a pena.
Decidimos seguir em direcao a Flagstaff. No caminho, a paisagem passou de linda para deslumbrante, disso para inacreditavel, e culminou com um por de sol maravilhoso, chegando em Flastaff. A cidade e' considerada a "porta de entrada" do Grand Canyon. E amanha, este sera nosso destino. Sera um dia longo, embora a cidade onde vamos dormir amanha (Williams) fique a apenas 40 milhas daqui.

Foto 10: Por do Sol

Foi um dia maravilhoso novamente, com ceu azul e sol desde o amanhecer, com temperatura por volta de 15 graus no inicio da manha, chegando a quase 40 no final da tarde.

O nosso jantar foi num restaurante italiano. A parte excelente e' que nos lembrou o Brasil: a entrada era EGGPLANT in slices , coberto com tomates, azeite, alho e queijo gratinado. O garcon tentou de todas as formas explicar o que era, nao conseguiu, mas insistimos assim mesmo. Eggplant e' berinjela, e estava maravilhosa como a que comemos no Brazil. Alem disso, so hoje neste restaurante conseguimos matar a saudade de tomar agua com gas (a agua e' servida gratuitamente em todos os restaurantes nos EUA, de lanchonete a restaurantes de luxo, mas encontrar agua com gas e' muito dificil). Alem disso, saboreamos finalmente um cafe' expresso maravilhoso. Ha' varios dias temos procurado cafe expresso, sem sucesso. O cafe aqui, para quem ja conhece, e' um chafe' que so ajuda a esquentar a goela.

Pontos de destaque do dia: as pessoas ! Conhecemos Russel Thomas na entrada do parque Petrified Forest, conversamos um tempo, ele estava fazendo um tour por varias cidades, passando pela Route 66, celebrando os seus 66 anos de idade. E estava de moto !!! Fica aqui uma boa ideia para celebrar os nossos 66 anos, mesmo que seja em cima de um Trike da HD. Demos um cartao de visita do Carpe para ele, e ele nos presenteou com uma das novas moedas de um dolar americano, dourada, que vai para a nossa colecao de souvenirs da viagem, num lugar muito especial.

Outro ponto importante da viagem, para quem vai se aventurar de moto e' que 100% dos motociclistas vao te cumprimentar na estrada ou na cidade. Alguns com aquele famoso dois dedos da mao esquerda, na altura da coxa esquerda, com o braco para fora da motocicleta. Outros, levantam o braco bem alto. Alguns (pareciam descendentes dos indios ou mexicanos), quase caiam da moto acenando com a mao esquerda ! Isso e' um ritual que precisa sempre ser lembrado e seguido pelos brasileiros que se aventuram pela terra do Tio Sam.

Outro ponto de destaque, e' portar o colete do Carpe Dien (aqui nos EUA o significado e' o mesmo, mas em ingles e' Seize the Day - capture o dia !). No nosso caso, apenas para esta viagem, substituimos o nosso Sao Paulo do colete por Brasil (quando voltarmos, recolocaremos a regional de Sao Paulo). Isso foi muito importante pois varias pessoas (americanos que moraram no Brasil, brasileiros), nos reconheceram e fizeram a maior festa conosco. Alem disso, colocamos uma bandeira brasileira na moto. Mas, em sinal de respeito, colocamos junto uma americana, o que sempre causa uma grande admiracao pelos americanos que nos abordam. Realmente isso foi muito legal, e fica como dica para futuros viajantes.

Agora ja sao 23:10, estamos prontos para um banho e cama. Acordaremos bem cedo amanha e CARPE DIEN !!!

O hotel e' muito legal, muito luxoso e fino, o quarto e' fantastico (pena que e' apenas por uma noite), mas vamos aproveitar cada minuto neste quarto.

Agradecemos as mensagens que tem sido postadas, e quanto as fotos, estamos com problemas de logistica: ja tentamos colocar as fotos nos computadores que temos utilizado nos hoteis e por algum motivo elas desaparecem do blog. A solucao esta sendo enviar as fotos por e-mail para o genro da Rejane (grande Jack Daniel !!!!) que tem nos ajudado colocando as fotos nos locais indicados, durante alguns minutos de folga no seu trabalho.

No mais, e' muito gostoso receber mensagem de todos voces, e isso nos estimula ainda mais a investir este tempo nosso para compartilhar nossa experiencia e alegria com todos voces. Nossa expectativa e' que estejamos lancando sementinhas de fe' e crenca nos sonhos, no coracao de cada um dos que nos leem aqui. Acreditem nos seus sonhos e eles se tornarao realidade !!!

Obs.: ficou faltando a informacao do dia: foram 250 milhas (402 km).

Abracos a todos,

Righi e Rejane