terça-feira, 28 de setembro de 2010

7th Day - Santa Fe => Santa Fe

Ufa !!! Finalmente um Stop Day !!! Nao foi preciso acordar `as 6:30h, nem planejar o dia, nem fazer as malas !!! Que bom !!! Mas, como dizem, quem descansa carrega pedras, fomos fazer outras atividades que ja' estavam previstas.

O Hotel e' maravilhoso, pena que o tempo e' curto para curtir tudo o que ele oferece (piscina, sala de fitness, etc..)

Foto 2: Patio interno do Hotel

A moto estava um lixo.... depois de tomar cafe, resolvi lava-la num destes Car Wash. E' uma experiencia indescritivel. tudo na base da moeda e dos botoes. Sem piada, havia uns oito botoes para selecionar. Havia 3 box, cobertos (pelo menos a lavagem foi na sombra), coloca-se duas moedas de 1 US$, e voce por exatos 3 minutos e 12 segundos pode selecionar os botoes. Apertei inicialmente o botao de agua a alta pressao, e uma das 3 mangueiras ja comecou a esguinchar. Usei para o primeiro enxague, por volta de 2 minutos. Em seguida apertei o botao de Soap (Sabao). Surpresa: na mesma mangueira comecou a sair agua com sabao. Mas de uma forma quase inconsistente (sem espuma), que o pano que eu estava usando nem permitiu ensaboar. Resolvi colocar mais 2 dolares, e apertar o botao de espuma com escova - era outra mangueira que, ai' sim ! saiu espuma a dar com pau. Fui ensaboando a moto, passando a escova, e a coisa melhorou. Usei o pano, fui lavando a moto (e obvio, 3 min e 12 seg depois a espuma parou de sair). Para lavar tudo o que havia feito, la se foram mais 2 dolares para enxaguar a moto. Deixei os outros 5 botoes para outros curiosos se aventurarem em outras viagens. Seguramente, agora que aprendi, eu teria lavado a moto por apenas 4 dolares. Living and learning ! Agora sim, a moto ficou limpa e em condicoes de seguir a viagem.

De volta no hotel, peguei a Rejane e fomos para a 2a obrigacao do dia. Despachar aquilo que nao iremos mais usar (roupas, papeis, pequenas lembrancas) para o ultimo hotel em Los Angeles. A Rejane ligou para o Hotel avisando que estariamos mandando uma caixa. Fomos ate' um local que tem tudo de materiais de escritorio, e ainda e um posto do Correio americano (UPS). Colocamos as coisas numa caixa de papelao, e por US$ 13,00 nos livramos de muitas coisas que estavam ocupando espaco util na moto.

Ja era mais de meio dia, e resolvemos ir ate uma Winery, distante umas 50 milhas de Santa Fe. Na verdade, esta Winery estava na chegada de Albuquerque (que sera nosso destino amanha). Degustamos 5 vinhos cada um (calma, estavamos de moto e a quantidade era pequena !!). Mas os vinhos (todos aqui de New Mexico) eram de excelente qualidade (foram espumantes, um Chardonay envelhecido por 3 anos em carvalho, dois Pinot Noir e um Sirah). Todos maravilhosos.

Foto 2: Degustacao em vinicola do New Mexico

De la, estavamos a alguns quarteiroes da Harley de Albuquerque. Resolvemos gastar alguns minutos la. Para variar a concessionaria e' grande, e havia muitas coisas em promocao. O duro e' o espaco limitado na moto.

Ja' de volta para Santa Fe, final de tarde, a paisagem maravilhosa, irresistivel parar a moto e registrar o momento. A paisagem e' cinematografica. Parece que a qualquer hora voce vai ver as diligencias passando, com indios a cavalo cavalgando atras, ou aquelas cenas de Bonanza, que poucos de voces desfrutaram.

Vimos a indicacao de entrada para diversos Pueblos (sao na verdade comunidades indigenas, como se fossem uma reserva indigena) . Entramos no Pueblo de San Felipe. Estavamos tirando fotos quando fomos advertidos pelos moradores (praticamente todos sao indios) que era proibido fotografias no local. Contentamo-nos em gravar na memoria as cenas deslumbrantes que vimos (a comunidade fica `as margens do Rio Grande (um rio muito importante e famoso aqui nos EUA).

Algumas milhas adiante, entramos para conhecer outro povoado (Pueblo de San Domingo) que 'e maior do que o outro. Vimos algumas senhoras indias preparando comida tipica indigena, paramos a moto e fomos ver o que tinham. Um dos pratos, preparados ali na barraca, chamava-se Indian Taco - parecia um taco mexicano, com carne, feijao, queijo, tomate, alface, e bastante pimenta. A maior diferenca e' que este taco era preparado numa especie de pao, frito em gordura, mas muito saboroso e leve. Conversamos um pouco com as indias e aprendemos que Pueblo era o nome da tribo (como comanches, apaches, e varios outros). Aqui na Regiao, sao 19 pueblos, de um povo que tenta manter a sua cultura, mas que fala ingles e esta' inserido no modus vivendis Americano. Por exemplo, o queijo usado no taco era industrializado, previamente ralado em algum local. Mas seguramente foi uma experiencia inesquecivel, conversar com este povo, experimentar a sua comida, conhecer seu sonhos....

Foto 3: moto na estrada, final de tarde

Dai, ja' cansados, colocamos a moto na estrada em direcao a Santa Fe. Pulamos a visita a predios historicos aqui em Santa Fe, que seguramente iremos fazer amanha antes de ir para a proxima parada.

Estamos bem, e Deus esta abencoando a nossa viagem. O tempo esta' otimo, as estradas sao boas, e nao tivemos nenhum contratempo.

Hoje, foram mais 130 milhas rodas (pouco para o que rodamos ontem).

Ate amanha. Esperamos que estejam todos bem por ai

Kind regards,

Righi & Rejane